Categorias
Caminhoneiro

Nunca foi tão importante fazer contas

Todos vimos, nas últimas semanas, os grandes aumentos de custos no setor de transportes, com os insumos cada vez mais caros. Todos esses acontecimentos globais impactam o bolso do caminhoneiro, e é justamente nessa hora que os cálculos precisam ser feitos com mais exatidão.

Com o ataque do exército russo à Ucrânia, o valor do diesel disparou. O barril do petróleo, que custava USD 80,00, subiu para USD 140,00 em poucos dias, e isso aconteceu porque a Rússia é a segunda maior produtora de petróleo do mundo. Outros itens necessários ao transporte, como a Arla32, também tiveram seus preços reajustados.

Essas mudanças reduzem o ganho dos caminhoneiros ao mínimo. Ter lucratividade é essencial, independentemente se trata-se de uma empresa multinacional ou de um caminhoneiro que trabalha por conta própria com apenas um caminhão na garagem. O lucro é essencial para que qualquer empresa consiga existir de forma saudável.

Contudo, só é possível ter lucro se o empresário – ou o caminhoneiro – souber quanto custa para trabalhar. Embarcar em seu caminhão um frete de R$ 5 mil brutos enquanto os custos superam esse valor é pagar para trabalhar, como dizem na estrada.

E cada centavo importa na hora de fazer as contas. O diesel, que é o principal insumo dos transportes, representa 40% dos custos, e ainda há os gastos com pneus, manutenção preventiva e corretiva, seguro, depreciação do caminhão, IPVA e o salário do motorista – que é você. Tudo precisa ser calculado corretamente.

Depois de ter os valores dos custos em mãos, é mais fácil saber se o valor oferecido para o transporte de uma carga vai valer a pena ou não. Se empatar, você está perdendo. É preciso considerar gastos extras durante as viagens, e o valor pago pelo contratante do frete deve ser sempre maior que o seu custo para transportar uma carga.

Então, para ter saúde financeira, a única receita é usar uma calculadora, ter uma planilha e fazer contas. Sem isso, não tem como lucrar.

Rafael Brusque, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *