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Caminhoneiro Gestão de risco Pamcary

Diferença de custo entre acidente e roubo

No último domingo, dia 13/02, a Pamcary participou do Pé na Estrada, programa do canal televisivo SBT, em uma matéria exclusiva. O repórter Jaime Alves esteve na Torre de Operações Pamcary e entrevistou Ricardo Monteiro, executivo responsável pela área de Gestão de Riscos da empresa. Confira a seguir os detalhes dessa conversa.

Riscos da rotina na estrada

Os caminhoneiros estão sujeitos a vários riscos diariamente ao rodarem nas estradas brasileiras. Entre os perigos, os que mais trazem danos materiais e humanos são os roubos e os acidentes, incluindo perdas irreparáveis.

Afinal, o que traz mais prejuízo: roubo ou acidente?

A resposta é: acidente. Seus custos são muito mais caros quando comparados ao montante gasto para reparar as perdas por roubos.

Algumas das principais consequências resultantes dos acidentes são:

– Custos altos.

– Danos a terceiros.

– Danos ao meio ambiente.

– Danos ao patrimônio.

– Danos à imagem.

– Despesas processuais e hospitalares.

– Perdas de vidas.

Quanto é gasto em cada caso?

De acordo com a Pamcary, especializada em seguros e gestão de riscos logísticos, os acidentes representam 57% de todos os prejuízos envolvendo o transporte de cargas.

Em 2020, as perdas com roubos somaram R$ 1,2 bilhão. Já os gastos resultantes de acidentes chegaram a R$ 18 bilhões.

Segundo Ricardo Monteiro, o potencial de risco de um acidente é 18 vezes maior que o de um roubo. Esses dados são provenientes da análise de cerca de 6 mil atendimentos a sinistros por ano, realizados pela Torre de Operações Pamcary.

Principais causas

A Torre de Operações também analisa todos os atendimentos e revela as principais causas dos acidentes. A cada atendimento feito, são levantadas mais de 90 informações sobre cada evento, gerando diagnósticos precisos.

Dessa forma, chegamos à conclusão de que as principais causas são:

– Excesso de velocidade.

– Excesso de direção contínua durante o percurso do motorista (sem pausas).

Contradição e ineficiência da cadeia logística

A falta de descanso, a pressão por produtividade e a correria para cumprir horários formam uma combinação perigosa ao volante.

E esse fator é acentuado por uma prática contraditória: os motoristas são pressionados a acelerar para transportar a carga, mas, ao chegarem ao destino, ficam horas ou até dias esperando para descarregar no pátio.

Toda essa perda de tempo e atrasos na viagem acabam gerando mais prejuízos para o caminhoneiro, a ponta mais vulnerável dessa cadeia. Confira a matéria completa no programa: https://www.youtube.com/watch?v=TWhH137IBRg

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