Categorias
Caminhão curiosidades

Conheça a regra de ouro para o transporte de cargas líquidas

Todos os dias, milhões de litros de combustíveis, insumos e outros produtos líquidos são transportados a granel em milhares de caminhões-tanque que rodam por todo o Brasil. Esse tipo de carga precisa de um cuidado extra durante a viagem por se mover praticamente livre dentro da carroceria.

Para evitar acidentes, os motoristas de caminhões-tanque precisam seguir uma regra de ouro, de forma a evitar acidentes. Ela se chama 80/20, e não se trata de uma conta de divisão, mas da quantidade de líquido a ser transportada de forma segura.

Não é uma lei, já que não é prevista em nenhuma legislação nacional, mas é preciso atendê-la pelo ponto de vista técnico do transporte.

Quando um caminhão-tanque viaja com o tanque parcialmente cheio, o movimento da carga é intensificado, especialmente no que diz respeito ao deslocamento lateral do líquido, em um efeito chamado popularmente de “slosh”.

Quando a carga transfere seu peso de um lado para o outro dentro da carroceria, o risco de acidentes se eleva consideravelmente.

A regra 80/20 diz que o caminhão, quando parcialmente cheio, deve ter mais de 80% do tanque cheio ou menos de 20%. Acima de 80%, a massa do líquido é grande, mas o espaço para movimentação é pequeno.

Quando está abaixo de 20%, o espaço para movimentação é grande, mas a massa do líquido é pequena para afetar a estabilidade.

Com um tanque com 40% da carga, por exemplo, o espaço para movimentação é grande e a massa também, o que amplia a transferência de peso de um lado para o outro dentro da carroceria.

Ou seja, para se manter seguro no transporte rodoviário de cargas, o caminhoneiro precisa saber muito mais do que apenas dirigir um caminhão. Tem que conhecer diversos detalhes das estradas, do caminhão e, principalmente, da carga que está transportando.

Colaboração do Engenheiro Rubem Penteado de Melo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *