Categorias
Caminhoneiro

Como tem sido a sua alimentação na estrada?

O título deste texto pode parecer uma pergunta estranha, mas, além de cuidar bem do caminhão, o caminhoneiro precisa cuidar bem da própria saúde. E não é para menos. Nem sempre as paradas da estrada oferecem bons lugares para alimentação, o que, a longo prazo, pode ser muito prejudicial para o organismo.

Obesidade, pressão alta, distúrbios do sono e diversos outros problemas relacionados estão ligados à profissão e à má alimentação e, somados, podem amplificar os efeitos das doenças, que começam silenciosas e podem afetar duramente a vida do caminhoneiro.

Por isso, sempre que estiver na estrada, procure fazer a própria comida. Apesar do tempo maior gasto para o preparo, a alimentação caseira pode ser muito mais saudável para o motorista, com alimentos frescos, de procedência conhecida e bem-preparados.

Outra dica importante é evitar lanches rápidos, os famosos fast food, assim como salgados fritos e salgadinhos de pacote, e substituir esses alimentos por uma fruta, por exemplo, ou até mesmo por legumes, como cenoura, que pode ser um excelente lanche rápido.

E, quando falamos de bebidas, é bom evitar refrigerantes e cervejas e dar preferência à ingestão de sucos e água. Refrigerantes têm quantidades muito altas de açúcar, o que pode desencadear problemas de saúde, como a diabetes.

Por fim, os alimentos doces, repletos de açúcar, também podem ser substituídos ou evitados em prol do seu bem mais precioso: SUA SAÚDE.

Pense no seu corpo e na sua saúde como uma plantação: a cada dia, você planta uma sementinha para, no futuro, colher uma vida com muito mais saúde e disposição para aproveitar os momentos com quem espera por você em casa.

Rafael Brusque, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *