Todos os dias, você está com seu caminhão na estrada, rodando por centenas de quilômetros, e, no trajeto, encontra uma infinidade de outros caminhões, todos diferentes. Boa parte deles com personalizações feitas pelos próprios proprietários, com a inclusão de acessórios e modificações em seus componentes originais.
A prática é muito comum e uma forma de os motoristas deixarem o caminhão do seu jeito, transformando um modelo-padrão em um veículo exclusivo na rodagem. Mas você sabia que muitas dessas modificações nos veículos são proibidas?
Isso porque o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define as regras sobre o que pode e o que não pode nos veículos com o objetivo de promover a segurança nas estradas.
Entre as modificações e os acessórios proibidos estão:
Instalação de capas de porcas pontiagudas
Popularmente conhecidas como Capas Americanas ou Spike, as capas das porcas dos parafusos das rodas dos caminhões foram uma febre há algum tempo, mas o estilo traz riscos, já que a parte afiada do acessório pode causar ferimentos em pedestres e ciclistas. Além das capas de porca, outros elementos do caminhão também não podem ter partes protuberantes ou cortantes.
Mudanças na iluminação
Uma modificação muitas vezes proibida é a instalação de luzes adicionais ou modificações nos elementos existentes. Faróis com lâmpadas comuns não podem receber iluminação de LED ou xênon, por exemplo, pois podem ofuscar outros motoristas. Os veículos que saem de fábrica com essa iluminação têm sistemas de regulagem automática dos faróis.
Outro tipo de mudança na iluminação que é proibida é a instalação de lanternas traseiras conhecidas como foguinho. Geralmente são pequenas luzes redondas, na cor laranja ou vermelha, que são alterações na característica original. Se não forem da cor âmbar, a mesma usada nas lanternas, também estão em desacordo com as normas do Contran.
Painéis luminosos
Em toda rodovia que você roda, passam veículos equipados com painéis e letreiros digitais no para-brisa, mas esse também é um acessório proibido em caminhões. Os letreiros digitais são permitidos apenas em ônibus, mas exclusivamente para mostrar o itinerário da viagem.
Películas escuras nos vidros
O Contran também define regras específicas para instalação de películas escuras nos vidros, especialmente no para-brisa e nos vidros das portas dianteiras. Essas películas podem reduzir a visibilidade do motorista durante a noite e causar acidentes.
Alterações na suspensão
Outra prática comum nos caminhões é a alteração da suspensão traseira, especialmente com a instalação de calços ou molas adicionais. Com isso, o veículo fica angulado para a frente. Essa alteração não é totalmente proibida, mas tem limite: são permitidos apenas dois graus de inclinação por metro de chassi, ou seja, cerca de 3,5 centímetros de altura adicional por metro do chassi. Por exemplo, um caminhão com dez metros de comprimento pode ser elevado em até 35 centímetros.
Multa e retenção para regularização
Praticamente todos os acessórios e modificações não permitidos nos caminhões resultam em multas, que variam de valor e de pontuação na CNH, dependendo do tipo de infração, além da retenção do veículo para regularização. Então é bom ficar muito atento antes de deixar o caminhão daquele jeito!