Categorias
Uncategorized

Vagas abertas para caminhoneiros

Vagas abertas para caminhoneiros: como conseguir o primeiro emprego

O setor de transportes está reagindo com força após uma estagnação brutal causada pela pandemia do novo coronavírus. Estão sendo vendidos milhares de caminhões e implementos rodoviários todos os meses, e a frota nacional não para de crescer. Além dessa boa notícia, há vagas, aos montes, para motoristas de caminhões e carretas.

Mas como conseguir o primeiro emprego para poder viajar por todo o Brasil e conhecer cada cantinho desse imenso país?

Abaixo, listamos algumas dicas importantes para os novatos, que ainda não têm experiência profissional, mas querem ingressar na profissão.

  1. Estude

Estudar, conhecer a teoria e se preparar para a prática são as melhores formas de ingressar em qualquer profissão. Apesar da exigência de cursos superiores praticamente não existir para as vagas de motoristas, quanto mais “estudado” for o candidato, mais bem avaliado pelos recrutadores ele será.

  • Qualifique-se

Uma das melhores formas de se tornar um caminhoneiro de sucesso é realizar o treinamento em uma escola de qualificação. No Brasil, existem algumas escolas especializadas no treinamento e na capacitação de motoristas para as diversas categorias. Muitos dos alunos que concluem o curso com boas notas já se formam com emprego garantido.

  • Faça os cursos

Além de ter conhecimento na profissão – isto é, aprender a teoria – e a Carteira Nacional de Habilitação correta para a vaga à qual está se candidatando, o motorista deverá ter cursos especializados, como o MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) e o Curso de Cargas Indivisíveis, NR20 e NR35, por exemplo. É também imprescindível realizar cursos de primeiros socorros, mecânica básica, entre outros, para ficar cada vez mais preparado.

  • Avance na sua CNH

A grande maioria dos veículos novos que chegam às frotas das empresas são cavalos-mecânicos, que serão engatados em carretas. Para conduzir esse tipo de composição, é necessário ter a CNH na categoria E. Por isso, caso tenha CNH C ou D, faça a alteração de categoria o quanto antes.

  • Escute a voz da experiência

Muito do que se pode aprender na estrada vem de vozes que já têm milhares de quilômetros rodados. Então, escute os motoristas mais antigos, que possuem mais experiência, peça dicas a amigos e conhecidos que já estejam na profissão há bastante tempo e busque aprender sempre.

  • Procure na sua região

O emprego que você procura pode estar mais perto do que você imagina. Todas as cidades têm transportadoras e muitas delas precisam contratar candidatos qualificados, preferencialmente, que residam próximo à sede ou às filiais da empresa. Por isso, é bom sempre começar a procurar por emprego em um raio não muito distante da sua casa e ir aumentando a área se não houver nenhuma oportunidade na região.

  • Veja os anúncios com atenção

Boa parte das transportadoras tem usado as redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, para divulgar vagas para diversos cargos e o mesmo ocorre com as vagas para motoristas. Mas o candidato precisa ficar atento a todos os detalhes e pré-requisitos, analisar se seu perfil se encaixa na vaga disponibilizada pela empresa e verificar como deve enviar seu currículo. Algumas empresas chamam os candidatos para as entrevistas por meio da própria plataforma de publicação; outras, por e-mail, telefone ou WhatsApp.

  • Fique calmo

Quando chegar a sua vez, fique calmo. Em algum momento, o seu perfil será o ideal para uma vaga. Quando for selecionado para a entrevista, permaneça calmo, preste atenção aos recrutadores que estão realizando o processo seletivo, ouça atentamente todas as instruções, e, principalmente, no teste de direção, faça tudo com muita paciência e de forma correta.

Com essas dicas, desejamos que encontre aquela vaga de emprego que procura o quanto antes, de modo que possa logo cortar o Brasil de Norte a Sul, na boleia de um caminhão.

Rafael Brusque Toporowicz, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *