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Manutenção preventiva é mais barata que a corretiva

Manter um caminhão rodando não é barato, mas pode ficar ainda mais caro se ocorrer uma falha mecânica não programada durante uma viagem. Para não ser pego de surpresa, o caminhoneiro deve estar atento ao comportamento do caminhão, e também seguir à risca a manutenção preventiva, que evita falhas inesperadas.

De acordo com estudos, a manutenção preventiva, que previne problemas, e a manutenção preditiva, que descobre um problema antes dele ocorrer, podem ser até 30% mais baratas que a manutenção corretiva, quando o caminhão para por uma falha mecânica grave. Além da questão financeira, também existe a questão da segurança. Um veículo, independente do ano em que foi fabricado, quando está com todos os seus sistemas funcionando corretamente, reduz consideravelmente a possibilidade de se envolver em um acidente. Entre os itens da manutenção preventiva que o caminhoneiro deve sempre estar atento, destacamos alguns que são mais exigidos pelo veículo, como suspensão e freios.

Freios
Os caminhões atuais utilizam sistema de freios a ar. Diariamente o caminhoneiro deve verificar a regulagem e a situação das cuícas, lonas de freio e também dos tambores ou discos, mantendo o sistema de frenagem funcionando corretamente. Também é necessário ter atenção com o sistema de ar do veículo, verificando o compressor, mangueiras e os balões. Essa última peça precisa ser drenada eventualmente, já que acumula água e pode reduzir a eficiência da frenagem.

Caso seja notado qualquer sinal de problema nesse sistema, o caminhão deve ser levado à uma oficina para concerto.

Suspensão
O caminhoneiro deve sempre estar atento ao sistema de amortecimento do veículo, verificando a situação das molas e amortecedores, além de sempre estar atento aos batentes, buchas e outros itens que integram o sistema.

Qualquer ruído estranho, solavancos ou desalinhamento devem ser reparados rapidamente.

Pneus
A área de contato do caminhão com o asfalto são os pneus. Entre todos os equipamentos do caminhão, esse é o que mais se desgasta e é um dos maiores custos para o caminhoneiro. Por isso, cuidar bem dos pneus pode reduzir custos de manutenção. Sempre devem ser verificados o alinhamento e balanceamento dos pneus, calibragem e também a profundidade das ranhuras.

Um item que muitas vezes é negligenciado é o pneu reserva ou estepe. Ele deve estar sempre em boas condições, calibrado e pronto para ser usado em uma emergência.

Caso o pneu chegue ao limite de uso, pode ser enviado para recapagem. Isso reduz significativamente o custo da troca por um pneu novo, e garante milhares de quilômetros a mais para o mesmo pneu.

Filtros
Os filtros de ar e óleo do caminhão devem receber atenção especial. Eles evitam que impurezas entrem nos delicados sistemas do motor do caminhão e acabem por causar danos, que algumas vezes chegam a ser irreversíveis.

Por isso, caso o caminhoneiro rode com o caminhão por estradas de terra por longos períodos, a troca dos filtros deve ser adiantada. Principalmente o filtro de ar.

Outro ponto importante é que esses itens não devem ser limpos e reutilizados. A vida útil deles é única, e devem ser trocados conforme as orientações do fabricante.

Óleo do motor e lubrificação geral
Conferir o nível de óleo diariamente é uma das tarefas diárias do caminhoneiro. O nível precisa estar sempre normal. Caso o nível de óleo reduza significativamente, o caminhoneiro precisa avaliar o problema, e encontrar o local por onde o óleo vaza.

Vazamentos podem acontecer nas juntas do motor, no cabeçote e no cárter, para o lado de fora do bloco, mas também internamente, para dentro dos cilindros. Quando isso acontece, geralmente o veículo emite mais fumaça que o normal, e essa fumaça passa a ter uma cor mais azulada.

A lubrificação geral do veículo também deve receber atenção. O caminhoneiro deve sempre manter os sistemas do caminhão lubrificados, de acordo com as orientações presentes no manual do veículo.

Para-brisa e limpador
Itens de segurança do veículo, as palhetas são itens muitos importantes, e devem estar funcionando perfeitamente. Por causa da exposição prolongada ao sol, poeira, chuva e outros, elas podem ressecar e param de limpar o para-brisa corretamente. Nesse caso, elas devem ser trocadas imediatamente.

Usar uma palheta ressecada ou com outros problemas durante longos períodos pode riscar o para-brisa, que deverá ser substituído, pois dificilmente riscos profundos no vidro podem ser concertados.

Caso o para-brisa apresente riscos profundos ou trincas, ele deve ser substituído. Além de problemas assim reduzirem a segurança, ainda são passíveis de multas.

Sistema elétrico
O sistema elétrico mantém todos os sistemas do veículo interligados, e ainda é usado pela rede CAN para diagnósticos de falhas. Por isso, nunca se deve fazer concertos de qualquer maneira nesse sistema.

Também é necessário verificar a formação de zinabre ou oxidação nos polos da bateria, em cabos e terminais. Em alguns modelos de baterias, o nível de água deve ser verificado constantemente. Caso seja necessário completar, é necessário usar água desmineralizada.

Nesse sistema também está a iluminação do veículo. Por segurança, o funcionamento de todas as luzes do caminhão deve ser verificado com frequência.

Motor e injeção de combustível
O motor é o coração do caminhão. O caminhoneiro deve notar sempre o funcionamento do veículo, se não há ruídos diferentes do normal, trepidação excessiva, perda de potência e outros. Em caso de qualquer anomalia no sistema, o veículo deve ir para uma oficina para evitar danos maiores.

O sistema de injeção de combustível, como tanques, mangueiras, bomba ou bicos injetores também precisam de atenção. Usar diesel de qualidade, verificar a formação de borra nos tanques e nos filtros é essencial para fazer o diesel chegar corretamente ao motor para queima.

Manter um caminhão trabalhando corretamente é uma tarefa que exige dedicação do motorista profissional, mas essa dedicação evita dores de cabeça e prejuízos indesejados.

Cuide do seu bruto.

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