ÚLTIMAS
NOTÍCIAS

Mantenha seu caminhão seguro e destaque-se no momento da contratação

Manter o caminhão em bom estado de conservação e manutenção é a premissa básica para que ele esteja adequado para qualquer carregamento de carga. Afinal, é a partir daí que o embarcador tem mais segurança que sua entrega será feita de forma correta e dentro do prazo estipulado.

Reunimos algumas dicas para que você consiga manter seu bruto seguro e se destaque no momento das contratações:

  • Programe manutenções em sua oficina de confiança e siga as orientações do Manual do fabricante do seu caminhão para fazer as trocas periódicas.
  • Fique atento ao desgaste de freios e embreagens, principalmente se você trafega pelo trânsito pesado de grandes centros urbanos ou sobem e descem serras com frequência.
  • Confira sempre a qualidade do combustível para prolongar a vida útil do motor.
  • Adote uma rotina de inspeção de alguns componentes sempre que retornar de viagem, como qualidade e nível do óleo, filtro diesel, óleo de ar, rodas, palhetas do para-brisas, lanternas, faróis e pneus.
  • Reforce a atenção para verificar se existe passagem de óleo para o compressor e vazamento no sistema, pois esses defeitos comprometem a eficiência do sistema de freio do caminhão.
  • Revise o calibrador automático de pneus, pois ele controla e mantém a pressão mesmo na ocorrência de vazamento e uma falha nesse componente pode comprometer a boa eficiência do caminhão.
  • Calibre os pneus do seu caminhão a cada trinta dias para evitar um desgaste irregular. Quando há excesso de pressão, o desgaste fica mais acentuado do centro da banda de rodagem e pode causar danos à suspensão do veículo. Já na falta de pressão, o pneu tende a se apoiar nas laterais da rodagem causando um desgaste prematuro e, consequentemente, afetando a estrutura do pneu.

Fonte: Portal o Carreteiro

Compartilhe