ÚLTIMAS
NOTÍCIAS

Dicas para o caminhoneiro se prevenir contra o coronavírus

O coronavírus é um tipo de vírus conhecido há mais de 50 anos, porém a pandemia que o mundo está enfrentando é de uma mutação desse vírus, que passou a infectar seres humanos. Diante da gravidade da situação, os governos de todo o mundo decretaram muitas medidas para conter o COVID-19. Apesar do toque de recolher e de diversas medidas adotadas, como o isolamento social, os caminhoneiros precisam continuar trabalhando. São eles que estão mantendo as cidades abastecidas, evitando que a crise seja ainda pior.

Por precisarem continuar na estrada, recomendamos que os motoristas profissionais sigam alguns cuidados para evitar a contaminação.

– Evite aglomerações

O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, por isso o distanciamento social é importante. Sempre que parar o caminhão, evite se juntar a outros motoristas em rodas de conversa. Como os sintomas podem levar dias a aparecer, você poderá interagir com alguém que já esteja infectado sem saber e se contaminar também.

– Cuide da higiene

Lave as mãos várias vezes por dia, se possível, use álcool em gel e repita o procedimento sempre que tiver contato com superfícies de uso comum, como mesas e balcões de atendimento, ou se tiver contato com outras pessoas.

– Não compartilhe objetos

Em hipótese alguma compartilhe objetos pessoais, como celular, copos, talheres, pratos ou mesmo a cuia do chimarrão. Evite ao máximo que outras pessoas usem seus objetos e também se lembre de mantê-los limpos.

– Ao tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço

Como ninguém está imune ao vírus, se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o braço ou com um lenço descartável, lave as mãos logo em seguida e se distancie das pessoas o máximo possível.

– Limpe seu caminhão

O caminhão também precisa estar limpo, sem umidade e sujeira acumulada. Como medida preventiva, prefira rodar com as janelas abertas, para ventilar o ambiente, e evite ao máximo dar caronas, principalmente para estranhos.

– Isole-se

Se tiver qualquer sintoma listado abaixo, isole-se, evite o contato com qualquer pessoa, mesmo os familiares, e permaneça sozinho até que eles desapareçam.

– Se piorar

Se os sintomas não sumirem ou piorarem, procure atendimento médico e informe seu quadro de saúde. Se possível, vá à unidade de saúde usando máscara para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas.

Sintomas

Para a grande maioria das pessoas, o coronavírus é uma doença leve, sendo mais perigosa para pessoas que têm o sistema imunológico mais fraco, como idosos e pessoas com doenças preexistentes, como asma, diabetes, doenças pulmonares ou cardíacas.

Os principais sintomas são:
• Nariz escorrendo
• Dor de garganta
• Tosse
• Febre
• Dificuldade para respirar (em casos graves)

Nesse momento de pandemia, o melhor mesmo é seguir as recomendações médicas e governamentais e isolar-se socialmente para tentar evitar ao máximo o contágio e a disseminação do vírus.

Compartilhe