ÚLTIMAS
NOTÍCIAS

Cuidado com as peças muito baratas para seu caminhão

O caminhão tem muitos custos e um dos mais pesados é com manutenção, tanto a preventiva como a corretiva. Porém, nem sempre, tentar economizar nesse quesito ajuda a realmente gastar menos. Isso porque existem várias marcas de peças para os mesmos veículos e elas possuem classificações diferentes. São divididas em peças originais, vendidas pela rede de concessionárias; peças paralelas, vendidas em lojas e oficinas; peças remanufaturadas, que são componentes refabricados a partir de peças usadas; e também existem peças ainda mais baratas, que são muito parecidas com as originais, mas são falsificadas.

As peças originais, como o nome já diz, são usadas na fabricação do caminhão. São perfeitas para o veículo, pois passaram por testes e adequações quando o caminhão estava em desenvolvimento na montadora. Além de serem originais, têm elevados padrões de qualidade e de fabricação e foram feitas com materiais de qualidade, por isso têm o valor mais alto. Em geral, são vendidas na rede de concessionárias das montadoras.

As peças paralelas são fabricadas por empresas que não fazem parte do time de empresas que fabricam as peças originais, mas, muitas vezes, usam os projetos e gabaritos originais das peças originais de fábrica para sua construção. Essas peças paralelas são mais baratas que as originais e, por isso, são uma boa opção em manutenções.

As peças remanufaturadas são peças usadas que são enviadas a unidades especiais dos fabricantes, onde passam por um processo de desmontagem, revisão e remontagem, e todos os componentes com problemas são substituídos por novos. Além da qualidade na montagem, feita pelo fabricante original, essas peças têm um preço ainda mais acessível e, muitas vezes, possuem o mesmo tempo de garantia que uma peça original.

E existem ainda as peças falsificadas. Elas podem ser idênticas às originais, com o mesmo padrão de embalagem, mas seu preço é muito inferior. Isso porque são falsas. Essas peças são fabricadas por empresas não certificadas, com materiais e componentes sem procedência e podem apresentar problemas rapidamente, que, além de poderem vir a imobilizar o veículo até o conserto definitivo, podem causar acidentes caso sejam danificadas com o caminhão em movimento.

Essas falsificações atingem componentes estéticos, como acabamentos e itens de menor importância, mas também peças de segurança, como freios, rodas, suspensões e outros. Um problema que aconteça nas peças com o veículo em movimento pode causar acidentes graves e fatais. Por isso, é sempre bom checar a sua procedência, assim como a idoneidade da loja, e também desconfiar de preços muito abaixo dos praticados no mercado.

Com sua segurança não se brinca!

Compartilhe