ÚLTIMAS
NOTÍCIAS

Como conseguir a primeira oportunidade como motorista profissional?

Ser caminhoneiro é o sonho de muitos jovens pelo Brasil. Influenciados por seriados, como Carga Pesada, que mostrava as aventuras da dupla Pedro e Bino pelas estradas do Brasil, ou de simuladores de transporte, como o Euro Truck Simulator 2, muitos são os jovens que querem viver a liberdade da estrada.

Mas quais são os primeiros passos para começar na profissão? A dúvida é recorrente, já que se fala pouco sobre o assunto. Mas, esse texto pode ajudar você a dar os primeiro passos na realização do sonho de ser caminhoneiro.

O primeiro e mais importante passo dessa caminhada é obter a Carteira Nacional de Habilitação profissional, nas categorias C, D ou E, dependendo da idade e de qual tipo de veículo pretende dirigir.

A CNH C permite a direção de caminhões, com mais de 3,5 toneladas, e pode ser obtida com 19 anos, um ano após ter tirado a CNH B. A CNH D é para veículos de transporte de passageiros, que tenham capacidade acima de oito passageiros. Ela é necessária para poder dirigir vans, micro-ônibus e ônibus, em rotas urbanas e rodoviárias. A idade mínima para obtenção da CNH D é de 21 anos.

A CNH E é a mais desejada. Ela permite a direção de veículos de carga articulados, tipo carretas e bitrens, e o candidato a essa CNH precisa ter a CNH C ou D há pelo menos um ano, sendo maior de 21 anos.

Também é necessário o EAR, ou Exerce Atividade Remunerada. Essa é uma observação constante na CNH para exercer atividade remunerada com o veículo, ou seja, prestar serviço de transporte de pessoas, bens ou valores para pessoa física e/ou jurídica, autônomos ou contratados. Para obter essa certificação, o condutor será submetido a exames psicológicos e outros testes.

O segundo passo é buscar cursos específicos para o setor de transportes, como o Curso do MOPP e Curso de Transporte de Cargas Indivisíveis. Esses cursos são obrigatórios para algumas operações de transporte especiais.

O MOPP é o Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos, que serve para transporte de produtos químicos, como combustível. Outro curso muito requisitado, de Transporte de Cargas Indivisíveis, é obrigatório para operações com cargas que não podem ser transportadas desmontadas, como pás eólicas.

Para transporte de passageiros, existe ainda o Curso de Transporte Coletivo de Passageiros, que treina o candidato para o transporte de pessoas com segurança.

Algumas empresas pedem ainda cursos de NR-20 e NR-35. Essas normas regulamentadoras tratam de saúde no trabalho no manuseio de substâncias inflamáveis e trabalho em altura, respectivamente.

Após ter a CNH e os cursos nas mãos, é hora de buscar uma oportunidade. A maioria dos caminhoneiros começam trabalhando como empregados em alguma transportadora. Algumas oferecem programas de treinamento de operação de caminhões, para que os novatos possam conhecer as melhores formas de operação do veículo, de forma segura e rentável.

Para saber quais empresas dão esse treinamento, uma dica importante é conversar com outros caminhoneiros, que já tenham experiência. Muitas vezes, além de conhecerem empresas que precisam de novos motoristas, esses veteranos têm dicas importantes para quem sonha em ser caminhoneiro.

As empresas também buscam, em todas as contratações, pessoas comprometidas e profissionais. Confiar na mão de alguém, sem essas qualidades, um caminhão que chega a valer R$ 600 mil, é arriscado demais. Por isso, o melhor é buscar ser o mais profissional possível, lembrando sempre de reciclar os conhecimentos, fazer novos cursos e estar disposto a aprender sempre.

Compartilhe