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Barulho demais pode prejudicar a audição

Para quem gosta de caminhões, não há nada mais agradável que o som de um grande motor queimando diesel. As centenas de quilos de torque têm um som inconfundível, e é possível saber qual modelo de caminhão está se aproximando apenas pelo ronco do motor.

Mas o ruído do veículo, para quem passa o dia todo atrás do volante, pode ser prejudicial. Principalmente no tráfego das grandes cidades. Além do som do motor do caminhão, outros sons são ouvidos repetidamente, como buzinas, pessoas falando, máquinas em obras etc.

Se o som ficar na casa dos 60 dB, é considerado normal, sem risco para a audição. Acima de 70 dB, por longos períodos de tempo, pode começar a dar problemas.

Para evitar a exposição prolongada a ruídos, o caminhoneiro deve manter seu caminhão em perfeito funcionamento, sem alteração nos sistemas do veículo, principalmente no escapamento. Modificações corriqueiras, como o famoso “escapamento aberto” ou o “pente na turbina” aumentam muito o som produzido pelo caminhão.

Passar o dia todo ouvindo um som alto e repetitivo produzido pelo motor pode fazer mal, assim como ouvir um excesso de sons externos, como já citado acima, como buzinas e obras.

Nesse caso, para não ouvir tanto barulho, o caminhoneiro deve manter o isolamento acústico da cabine, normalmente feito de feltro, em perfeito estado. Essa forração abafa os sons, reduzindo os decibéis. Caso o veículo não tenha mais o feltro original, ele pode ser comprado com facilidade, em lojas de tecido e na internet.

Se, mesmo assim, os sons continuarem altos demais, o motorista pode usar protetores auriculares. Eles isolam quase 100% dos ruídos e protegem os sistemas do ouvido interno, como o tímpano. Apesar da proteção, quando se está ao volante, é preciso ver e ouvir o que se passa próximo ao veículo, então não se pode abafar todos os ruídos quando dirigir.

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