ÚLTIMAS
NOTÍCIAS

7 dicas práticas para economizar no consumo de combustível

Os gastos com combustível podem representar metade dos custos operacionais de um caminhão; por isso, se conseguir economizar no consumo de diesel, o caminhoneiro pode ter um lucro muito maior no fim do mês. E isso é possível com a adoção de pequenas mudanças simples no comportamento do motorista durante as viagens. Confira algumas delas:

1. Mantenha os pneus calibrados – Especialistas afirmam que calibrar os pneus regularmente pode contribuir para a redução de cerca de 20% a 25% no consumo de combustível. Pneus não calibrados corretamente/regularmente podem ficar mais aderentes ao chão, forçando o motor do caminhão a trabalhar com mais intensidade para deslocar o veículo. Como consequência, existe um gasto maior de combustível, que pode ultrapassar R$ 19 mil/ano, considerando que, em um ano, esse caminhão com pneus murchos percorreu o equivalente a 100 mil quilômetros.

2. Não exceda a carga do seu caminhão – Exceder o limite de peso, além de ser uma prática passível de multa, pode danificar o sistema de suspensão, os pneus e fazer com que você gaste mais combustível durante a viagem. Segundo o Departamento de Eficiência Energética dos EUA, cada 40 quilos extras impactam em 2% de aumento no consumo de combustível.

3. Faça um bom planejamento da sua rota – Escolher as rotas mais curtas e práticas pode contribuir para a economia de centenas de litros de combustível por ano. Instruções por voz, passo a passo, podem levar o veículo diretamente ao destino. Para economizar, é preciso escolher não somente as rotas curtas, mas também as mais eficazes. Procure caminhos sem muitos buracos, ladeiras ou grande fluxo de veículos. Com isso, você chega rápido ao destino gastando menos.

4. Escolha postos confiáveis – Abasteça sempre em estabelecimentos confiáveis, recomendados pela empresa contratante e/ou por colegas da estrada. Fique sempre atento às ofertas, pesquise, compare preços e fuja daqueles muito abaixo do mercado. Se você puder optar por maneiras de receber pelo seu combustível, escolha meios de pagamento como o Vale-Abastecimento Pamcard, que garante o preço à vista do combustível, contribuindo para que você economize bastante na hora de abastecer. (Se ainda não conhece o Vale-Abastecimento Pamcard, clique aqui para saber mais.)

5. Dirija com velocidade constante – Quase todos os veículos aproveitam melhor seu combustível quando estão andando entre 40 km/h e 70 km/h. Por isso, é importante ficar atento ao conta-giros do painel para trafegar na faixa de economia indicada. Dirigir o máximo possível dentro dessa faixa contribui para diminuir o consumo, pois evita a sobrecarga do motor com rotações altas ou baixas demais. Além disso, tanto a frenagem quanto a aceleração levam ao esforço e ao desgaste das peças do sistema mecânico, intensificando o consumo de diesel. Logo, a direção econômica é aquela que retém a mesma marcha engatada — a mesma rotação — por mais tempo.

6. Realize manutenções periódicas – Essas revisões ajudam a evitar custos com paradas por avarias, além de permitir que o caminhão esteja o mais próximo possível das especificações procedentes de fábrica. O ajuste do sistema de arrefecimento e as trocas de fluidos e filtros também são procedimentos que mantêm o motor em pleno funcionamento, entregando uma melhor combustão. Isso faz com que o consumo permaneça adequado e seguro.

7. Não rode na banguela – O sistema mecânico dos caminhões hoje em dia já está adaptado para diminuir a injeção de diesel quando o pé é removido do acelerador em descidas e, por isso, usar o ponto morto em ladeiras já não contribui mais para a economia de combustível. Pelo contrário, se você deixar o veículo na banguela, ele vai deduzir que logo será preciso acelerar novamente, elevando o consumo.

Fonte: CERTIFICAÇÃO ISO / RODOJACTO.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin